O bordado é usado por todos os povos para decorar roupas e tecidos, dá valor ao vestuário, é somado às joias como mostra de riqueza, talento e beleza.
No leste da Finlândia, na província da Carélia os bordados foram desenvolvidos ao ponto de serem considerados uma forma de arte junto com a poesia e a música. As mulheres contavam sua vida e toda a história de suas famílias em seus bordados, compondo verdadeiros poemas. Os desenhos eram passados de mãe para filha através das diversas gerações. Os materiais usados nos bordados eram os fios de linho, seda, lã e algodão. As cores mais usadas eram o bordado vermelho ou azul sobre tecido de linho branco, mas outras cores também podem ser encontradas.
Os trajes da região leste da Finlândia, a Carélia, eram especialmente ricos em bordados de diversos tipos. Na região oeste da Finlândia os bordados eram mais usados para decorar roupa de cama, mesa e banho, os bordados nas roupas eram menos comuns.
Bordados de Eva e Helena Hilden, acervo do Museu Eva Hilden da Cultura Finlandesa de Penedo.
Eva Hilden nasceu na Província da Carélia, Finlândia, e usou os temas folclóricos de sua terra natal como inspiração para seus trabalhos de artesanato em Penedo. Kielo continua produzindo os desenhos criados por Dona Eva e desenvolvemos novos desenhos sempre inspirados no folclore finlandês.
Kielo produz bordados e pinturas inspiradas nos bordados folclóricos da Finlândia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário